segunda-feira, 30 de maio de 2011

Lenda do Ninho de Águia

                       Reza a lenda que, certo dia, uma mulher dirigiu-se a um ribeiro, para lavar a sua roupa, levando consigo o seu filho, que era um bebé recém-nascido. Ao chegar ao ribeiro, a mulher coloca o seu filho, que estava a dormir, ao seu lado, e começa a lavar a sua roupa.
                       Sem que ela se apercebesse, aproximou-se do bebé uma águia enorme que, com as suas fortes garras agarrou o bebé e levou-o com a intenção dele servir de alimento aos filhotes que estavam no ninho. Quando a mulher deu conta, já a criança ia no ar pendurado pelas roupas e a águia voava velozmente.
                       A mãe muito aflita perseguiu a águia gritando e pedindo socorro a Nossa Senhora à qual prometeu construir uma ermida em honra de Nossa Senhora da Conceição se a águia devolvesse a criança com vida.
                       Após dar várias voltas, a águia foi largar o menino, são e salvo, junto às portas de igreja de Nª Sra de Seiça, e não no local onde estava o ninho.
                       A pobre mãe cumpriu a sua promessa mandando erguer a ermida em honra de Nossa Senhora da Conceição que actualmente, já se encontra reconstruída.
                       Há quem conte que, a águia depois de ter raptado a criança a levou para o seu ninho situado numa oliveira, no cimo do monte, onde o deixou vivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário